O valor de um ramo de flores

28 janeiro 2016


Se há um tempo atrás me perguntassem o que eu acharia de receber um ramo de flores, provavelmente iria rir-me e dizer "um desperdício de dinheiro". Mas neste momento não é assim. Vejo-o como um ato bonito. De consideração, também. Uma forma simples de mostrar a alguém que é especial. 

Hoje entendo o porquê da cara de felicidade da minha mãe quando lhe ofereci um ramo de flores, há uns bons anos atrás. Custou 7€, só tinha duas rosas, mas eu passei semanas a juntar dinheiro para lhe poder dar este presente sem que ela desconfiasse. Eu sabia, à partida, que as mulheres gostavam destes miminhos, mas não pensei que a reação fosse tão boa como foi. E fiquei vários anos a pensar no que é que aquele gesto poderia significar para alguém. Hoje, já com 20 anos, tenho consciência de que foi das coisas mais bonitas que eu poderia ter feito por ela. Estavamos numa fase má e eu sabia que precisava de a animar. E, curiosamente, aquele ramo ainda permanece na nossa casa. 

"Mãe, porque é que ainda não deitaste fora este ramo?" - perguntei eu de forma inocente enquanto limpavamos a casa. "Porque foste tu que me deste" - dizia ela enquanto esboçava um sorriso e fazia aquela cara de quem está a pensar numa coisa boa. E isto deixou-me de coração cheio. Só espero que, um dia, alguém especial me ofereça um ramo de flores e me faça sentir da mesma forma. E que a minha reação seja, também, um motivo de felicidade. 

6 comentários:

  1. É sempre bonito quando recebemos flores :)

    ResponderEliminar
  2. As flores têm sempre um significado muito especial :)

    ResponderEliminar
  3. Adoro receber flores, acho que pelo sentimento que está associado. Saber que a pessoa pensou em nós é tão bom :)

    Beijinhos
    miya--world.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado ofereceu-me um ramo de rosas vermelhas uma vez. Fiquei chateada por ele ter gastado dinheiro numa coisa que ia morrer. No entanto, ainda o guardo com imenso carinho.
    kiss na cheek

    ResponderEliminar
  5. Até há pouco tempo também me fazia confusão oferecerem algo que vai morrer em dias e que tem pouca utilidade. Hoje em dia valorizo imenso um ramo de flores, não sei bem explicar porquê. Depois de secar coloco uma parte das flores num frasco que tenho e lá vou acumulando. Adorei ler o teu texto porque lembro-me de ser miúda e fazer exactamente o mesmo, andar semanas a juntar moedas para oferecer um ramo à minha mãe pelos anos dela, que acabou por ser muito simples mas ela adorou. Cheguei à florista e pedi o melhor ramo possível com aquele dinheiro. Recordo-me que ficou simples mas bonito :)

    ResponderEliminar
  6. Não gosto de ramos de flores, não pelo dinheiro mas sim porque custa-me vê-las morrer. Prefiro que me ofereçam uma planta bonita num vaso :)

    ResponderEliminar

Anywhere © 2017
Design: Hello Manhattan