21 coisas que aprendi até aos 21 anos

12 fevereiro 2016


1. Sem expectativas as coisas correm muito melhor. E, apesar de já ter consciência disso, nem sempre é fácil não as ter. Às vezes construímos ideias sobre coisas e pessoas que não passam disso mesmo: ideias. Com o tempo isto tem-se tornado um problema menor e espero que continue assim.

2. Toda a gente tem algo de especial. E descobri isto da pior maneira, mas descobri. E nunca mais deixarei de acreditar nisso. 

3. Afastar-mo-nos de quem nos faz mal não é egoísmo. É amor próprio, é respeito por nós mesmos.

4. Pedir ajuda não faz de nós mais fracos. Aliás, acredito que faz de nós seres mais conscientes das nossas limitações e dos nossos medos. Não somos completamente independentes e não vale a pena tentar sê-lo.

5. Nada vai ser como imaginamos há uns anos atrás. Os sonhos evoluem, a mente muda e as coisas ficam naturalmente diferentes.

6. A tua data de nascimento diz a idade que tens. Só isso. 

7. A minha felicidade nunca vai depender só de mim. Eu sou facilmente influenciável por tudo o que me rodeia, mas a verdadeira vitória vê-se na forma como ultrapasso esta fraqueza. 

8. Não há nada mais maravilhoso do que a família. Eles estão sempre lá, aconteça o que acontecer. E são os primeiros a defender-te e a perdoar-te, às vezes até antes de tu o fazeres contigo próprio.

9. Não podemos querer ser os melhores em tudo. Provavelmente acabaremos por fracassar em tudo, se tentarmos.

10. Ninguém deve nada a ninguém. Nem os amigos, nem a família, nem outra pessoa qualquer. Quando fazemos alguma coisa, não podemos ter a intenção de sermos recompensados.

11. (Re)Aprendermos a gostar de nós mesmos é um processo longo e duro, mas também essencial e gratificante.

12. O amor genuíno é a maior prova de que vale a pena viver esta vida.

13. Nem todas as pessoas são humildes e sinceras como parecem. Mas não podemos deixar que isso nos influencie. O importante é sabermos quem somos e estar bem com isso.

14. Não importa quantas vezes repitas para ti que algo não te afeta. Se isso te afetar de verdade, terás de parar para te recompores e ser (ainda) melhor. 

15. Se desconfias que a atitude de alguém não se parece com a de um amigo, é porque muito provavelmente não é.

16. Viajar é das coisas mais enriquecedoras que se pode fazer. É uma experiência que fica guardada para sempre.

17. O teu grau académico não te define e irrita-me profundamente quem acha que sim. Eu nunca serei a engenheira, a mestre ou a doutora, serei sempre a Beatriz. Apenas.

18. Agradecer é importante. Se te sentes grato por alguma coisa, expressa-o.

19. Um abraço é o lugar mais reconfortante do mundo. Nos momentos bons e nos momentos maus eu escolho sempre um abraço.

20. A fé vai sempre conseguir fazer-me ver para além daquilo que os meus olhos conseguem ver.

21. Fazer anos é um acontecimento que deve ser festejado. Com os anos aprendi a valorizar esta data e, neste momento, adoro-a.

4 comentários:

  1. Adorei! Há alguns que eu também concordo contigo!! Mas há outros que ainda não tenho percepcao! Afinal um ano faz diferença, eheh! Eu vou fazer 20 :)
    Cada vez gosto mais do teu blog, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Adorei, a vida faz-nos aprender muita coisa :)

    ResponderEliminar

Anywhere © 2017
Design: Hello Manhattan